OP

A Odontopediatria é a especialidade em que Odontologia e Pediatria/Hebiatria se juntam! O odontopediatra, tem um papel fundamental para a saúde bucal das crianças e adolescentes. Com a atuação deste profissional, tomam-se importantes cuidados e atitudes preventivas, desde a vida intra-uterina, que resultam na promoção e manutenção da saúde bucal. Será que você conhece tudo sobre essa especialidade? O profissional dessa área além de esclarecer, orientar e tirar as dúvidas dos pais, por exemplo, sobre a troca dos dentes de leite, ensina como realizar uma escovação correta, orienta sobre hábitos saudáveis e os deletérios, e outros; bem como, atua condicionando a criança para o atendimento odontológico, atua aplicando selantes em dentes irrompidos, tratando os dentes desde uma limpeza, lesões cariosas, a tratamentos de canal (endodontia), cuida das gengivas, observa e cuida da mordida dentária, coloca aparelhos ortopédicos para correção da oclusão, acompanha a deglutição, mastigação, respiração e fala, ou seja faz um acompanhamento profundo e global da criança ou do adolescente. Você sabia disso?

Odontopediatras estudam o desenvolvimento bucal desde a barriga da mãe. Eles também são capazes de acompanhar as mudanças que acontecem ao longo dos anos, tanto fisiológicas quanto emocionais, sendo o profissional mais capacitado para atender as faixas etárias: infância e adolescência.

A infância é uma fase muito importante da vida e que precisa de atenção em todos os sentidos, incluindo a saúde bucal. A Odontopediatria tem uma grande importância e missão, pois ao acompanhar a saúde bucal, desde cedo estamos prevenindo, evitando e minimizando problemas futuros e contribuindo assim para que se tornem adultos mais saudáveis e conscientes.