proteses2

Próteses dentárias fixas e removíveis

A perda de dentes tem solução e chama-­se Prótese Dentária e pode até mudar a sua vida. Quem valoriza a imagem, bem-­estar e auto­estima, percebe a importância de se usar um tipo de prótese dentária da melhor qualidade possível. É possível ter dentes excelentes mesmo que estes sejam postiços.

O tipo de prótese dentária indicada para cada pessoa, depende de múltiplos fatores: o número de dentes a se colocar, os apoios existentes, a estrutura óssea e o investimento financeiro disponível.

Segue abaixo informações para auxiliar no conhecimento e até na escolha de uma prótese dentária.

A Prótese dentária ou prótese dental­ é a área que lida com a reposição dos tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e/ou manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

O seu principal objetivo é a reabilitação bucal. Criando ou reestabelecendo função, fonética e estética. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas com ou sem metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel).

Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo. É importante saber que os implantes são considerados auxiliares da terapia fixa, removível ou maxilofacial.

Prótese Dentária Fixa

Por excelências as próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes:

As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente quando ainda resta uma parte dele.

Já as pontes são coroas que se apoiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.

Elas hoje também podem ser executadas e conectadas sobre os implantes osseointegrados, nos casos de perda ou falta do elemento dental.

Prótese Dentária Removível

Podem ser confeccionadas de várias formas e apresentam vantagens e desvantagens .

Por exemplo por serem removíveis têm a vantagem de poderem ser retiradas para higienização porém possuem como principal desvantagem as limitações decorrentes desta pouca fixação. Podem ser retidas por grampos, encaixes ou telescópica. São utilizadas desde 1950, na odontologia para a reabilitação de arcadas dentárias parcialmente desprovidas de dentes. E hoje em muitos casos como próteses temporárias no processo de reabilitação. Dentre as próteses removíveis a mais clássica é a prótese total também chamada dentadura. Existem ainda as parciais, que servem para suprir a ausência de alguns dentes.

Tipos mais conhecidos de próteses:

  • Coroa dentária (prótese dentária fixa)
  • Ponte dentária (prótese dentária fixa)
  • Prótese dental removível em acrílico (total ou parcial)
  • Prótese parcial removível em metal e acrílico (esquelética com grampos)
  • Prótese sobre implantes dentares (parciais ou totais) e em alguns casos podem ser
  • removíveis (overdentures)

Consulte um profissional habilitado para fazer sua avaliação!

Entre em contato com a Plena Odontologia e Saúde!

Para tirar suas dúvidas ou agendar um horário em nossa agência clique no botão ao lado e envie sua mensagem agora mesmo!

Entrar em Contato