SX

A sexologia, trata-se de uma área que evoluiu muito nos últimos anos, ela refere-se ao estudo científico e prático da sexualidade.

Academicamente, a sexologia abrange as ciências físicas, biológicas, psicológicas, comportamentais e sociais. Normalmente inclui o estudo de atitudes, interesses, comportamentos, desenvolvimento e problemas sexuais humanos.

Um sexólogo trabalha em encontrar uma solução para uma dificuldade sexual responsável por um distúrbio ou sofrimento. O objetivo da terapia sexual é fomentar o desenvolvimento de uma sexualidade e relacionamento mais satisfatórios. Assim, ajuda os clientes a entender melhor a natureza de seus problemas e a encontrar ferramentas para garantir seu bem-estar.

Um sexólogo clínico se concentra no tratamento de disfunções sexuais, distúrbios e variações. Isso inclui principalmente 6 problemas sexuais comuns, como:
.Pré-orgasmo ou dificuldade em atingir o orgasmo;
.Sexo doloroso ou inibido, incluindo vaginismo;
.Baixo desejo sexual;
.Disfunção erétil;
.Ejaculação precoce;
.Ejaculação atrasada ou inibida.

Por vezes, as causas desses problemas são de origem psicológica. Outras vezes, há causas orgânicas, que por sua vez podem originar problemas psicológicos. Recomenda- se por isso uma consulta médica para exclusão, ou não, de causas orgânicas.

Os órgãos genitais e os órgãos dos sentidos são fundamentais, necessitam estar minimamente funcionais e de aprendizagem e treino. Entretanto, os nossos pensamentos, crenças e emoções influenciam o nosso bem-estar, inclusive o bem-estar sexual. Por isso as sessões de terapia sexual e tratamento decorrem através de conversas sobre as mais variadas questões relacionadas com a queixa, a sua história e o impacto na vida da pessoa e da relação. Estas questões permitem avaliar e simultaneamente intervir, esclarecendo, desafiando e sugerindo tarefas que serão feitas posteriormente num espaço e tempo preferenciais.

Uma vida sexual plena depende da sua saúde!